Com o verão a acabar, aproxima-se o início de uma nova época de tempestades extratropicais na Europa. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) anunciou esta segunda-feira a lista de nomes que serão atribuídos às tempestades que possam ocorrer durante 2024/25. Entre os 21 nomes escolhidos estão Aitor, Berenice, Caetano, Dorothea, Enol, Floriane, Garoe, Herminia, Ivo, Jana, Konrad, Laurence, Martinho, Nuria, Olivier, Pauline, Rudiger, Salma, Timothee, Vanda, e Wolfgang.
De acordo com o IPMA, as tempestades recebem nome com base nos seus impactos previstos e na emissão de avisos de nível laranja ou vermelho, conforme o sistema internacional de avisos meteorológicos. O principal critério para a nomeação é a força do vento, mas outros fatores meteorológicos podem ser considerados se os seus efeitos forem potencialmente severos.
O país que emite o primeiro aviso sobre uma tempestade é responsável por atribuir-lhe o nome, conforme a lista estabelecida previamente, e deve informar os outros países envolvidos, que manterão o nome. Se uma tempestade tropical no Atlântico, nomeada pelo National Hurricane Center (NHC) dos Estados Unidos, se transformar numa tempestade extratropical, manterá o nome original.
Este processo de nomeação faz parte de um projeto conjunto dos serviços meteorológicos da Europa, sob a coordenação da rede EUMETNET, que inclui 33 serviços meteorológicos europeus. Portugal, representado pelo IPMA, integra o “grupo sudoeste”, juntamente com Espanha (AEMET), França (Météo-France), Bélgica (RMI) e Luxemburgo (MeteoLux).