12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

IPP cria projeto “Cidades Amigas dos Estudantes” para combater “o flagelo sistemático do despovoamento da região com o envelhecimento da população” (c/som)

Com o objetivo de criar condições mais favoráveis para o acolhimento, a integração e o bem-estar dos estudantes do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), foi criado o projeto “Cidades Amigas dos Estudantes”.

Esta plataforma regional nasce do entendimento que o ensino superior é importante para o desenvolvimento local. Tal se comprova no estudo do “Impacto Socioeconómico do Instituto Politécnico de Portalegre nos Concelhos de Portalegre e Elvas”, apresentado em 2013, onde se conclui que a contribuição do IPP corresponde a 5,67% do PIB dos dois concelhos.

Nesse sentido, realizou-se na cidade de Portalegre uma conferência a fim de apresentar o projeto e onde esteve presente o presidente do IPP, Joaquim Mourato, a presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Adelaide Teixeira e o Presidente da Câmara Municipal de Elvas Nuno Mocinha.

À Rádio Campanário o presidente do IPP explicou que “corresponde a um conceito que procuramos por em prática”, dizendo, “o problema principal é o flagelo sistemático do despovoamento da região com o envelhecimento da população, recentemente fizemos um estudo sobre o impacto socioeconómico na região e onde se concluiu que tem um forte impacto económico no PIB da região”, acrescentando”, na população ativa, no emprego na criação de riqueza e por conseguinte o principal objetivo é atrair e fixar jovens e criámos este este projeto que é uma plataforma que visa que todas as organizações públicas ou privadas da região podem contribuir, conceder benefícios para a plataforma para que todos juntos consigamos criara condições que sejam suficientes para atrair jovens para aregião”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/Joaquim%20mOurato%20cidades%20amigas11julho14.MP3{/play}

A atração de jovens e a sua fixação na região é determinante para contrariar o despovoamento que se vem acentuando, para entrar numa espiral de crescimento de emprego e de riqueza.

O IPP investe na área social, como o atesta o seu Sistema de Gestão da Responsabilidade Social, certificado em novembro de 2011 (NP 4469-1:2008). Mas a instituição está ciente de que é possível alargar os apoios aos estudantes que queiram prosseguir estudos, após o secundário, no distrito de Portalegre. Para o efeito, o IPP convidou as diferentes entidades públicas ou privadas da região a associarem-se ao projeto.

Populares