Começa amanhã, dia 17 de Julho, a 1ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público. Para as Universidades estão abertas 28 467 vagas, enquanto para os Politécnicos cursos têm, no total, 22 994 lugares disponíveis. A nível nacional, e comparando com o ano transato, serão abertas menos 837 vagas nas instituições de ensino superior.
O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) vai contar, no próximo ano letivo, com um novo curso, contudo, no polo oposto, suspende quatro. A licenciatura em Tecnologias de Produção de Combustíveis é a nova oferta formativa que os candidatos ao ensino superior podem encontrar, disse o Presidente do IPP, Joaquim Mourato, à Rádio Campanário, uma aposta que vai de encontro às necessidades da região Alentejo. Em resultado da pouca procura, já registada em anos anteriores, para 2013/2014 o instituto portalegrense não abre qualquer vaga nas licenciaturas de Educação Artística, Animação Sociocultural, Engenharia Civil e Bioenergias.
{play}http://radiocampanario.com/sons/ipp%20cursos_16julho.MP3{/play}
A Universidade de Évora apresenta este ano menos 22 vagas, num total de 1069.
80%, ou seja, 673 das vagas das vagas suspensas registam-se nas zonas consideradas periféricas do país, sobretudo nas regiões do interior. Os dados são divulgados pelo Ministério da Educação.
É ainda de destacar que no ano transato as Engenharias, com 16,9 %, as Ciências Empresariais, com 15,5% e a Saúde, com 12,8%, foram as áreas com maior percentagem de vagas disponíveis, fato que se volta a registar no ano letivo de 2013/2014. Serviços de Segurança e Serviços de Transporte foram os cursos que em 2012 ofereceram menos vagas, com 0,2 pontos percentuais, fenómeno que se repete este ano.