Segundo publicação na página de facebook do presidente da Câmara Municipal de Moura, Álvaro azedo, foram hoje iniciados os trabalhos “de arqueologia” no Convento do Carmo, em Moura, que será palco de obras de requalificação para a construção de um hotel de cinco estrelas.
O presidente da CM destaca que “nos próximos meses o Convento do Carmo e o Palacete da Família Garcia erguem-se como unidades hoteleiras de luxo, que alargam o mercado de Moura já servido por empreendedores instalados.” Salienta ainda ” neste Convento do Carmo, noto com satisfação o investimento do promotor em empresas da região no desenvolvimento de várias especialidades de projeto. Investe em Moura e na capacidade técnica local.”
Relembre que o Município de Moura anunciou o licenciamento do Projeto de Arquitetura do Convento do Carmo que será reconvertido num empreendimento turístico de 5 estrelas.
Em comunicado, a autarquia salienta que se trata de um investimento, na ordem dos 11 milhões de euros, da SPPTH – Sociedade de Promoção de Projetos Turísticos e Hoteleiros, entidade que é também proprietária do Convento de Espinheiro, em Évora.
O novo empreendimento tem abertura prevista para 2022, no âmbito de uma concessão de 50 anos para fins turísticos.
O Convento do Carmo, edificado em 1251, foi o primeiro da ordem carmelita fundado na Península Ibérica. No século XVI sofreu transformações profundas, tendo sido construída nessa altura a igreja, os claustros e as capelas.
Foi deste convento que saíram os monges que fundaram o Convento do Carmo, em Lisboa.
O imóvel está localizado no centro histórico de Moura, próximo do castelo, sendo que o conjunto que engloba a igreja e o claustro do convento está classificado como imóvel de interesse público desde 1944.
Foto:Álvaro Azedo