No âmbito do projeto “Flores para D. Catarina: o Enxoval” que está a ser desenvolvido em Vila Viçosa, e numa articulação com várias entidades e grupos, nomeadamente as alunas de pintura e artesanato da Universidade Sénior Padre Joaquim Espanca, decorreu esta sexta-feira, 6 de junho, no Castelo de Vila Viçosa a apresentação do romance histórico “D. Catarina” da escritora Isabel Stilwell.
Uma obra que retrata a relação entre Luísa de Gusmão e a sua filha, Catarina de Bragança, e onde são abordados pormenores da construção da obra e a perspectiva da autora.
A Rádio Campanário esteve presente, assistiu à palestra que antecedeu a apresentação do livro e falou com Isabel Stilwell que nos disse “D. Catarina era uma rainha especial, corajosa, determinada com o encanto do Alentejo e isso transparece no livro”, acrescentando “contar esta história em modo de criança dá-me um enorme prazer porque as crianças não gostam de história porque lhe damos tratados e datas”.
{play}http://radiocampanario.com/sons/isabel_stiwell%20arranjado7junho.mp3{/play}
Maria de Jesus Monge, Diretora do Museu Biblioteca da Fundação da Casa de Bragança refere que é um projeto muito interessante a que nós nos associamos com muito gosto, uma forma diferente de tratar o tema”, acrescentando, “D. Catarina de Bragança nasceu no Paço Ducal e foi uma forma diferente de o dar a conhecer às novas gerações”.
{play}http://radiocampanario.com/sons/maria_jesus_monge%20eu7junho.mp3{/play}
Na parte da manhã, Isabel Stilwell esteve presente no auditório da Escola Secundária Públia Hortênsia de Castro onde apresentou o livro aos alunos calipolenses.