O processo eleitoral da Universidade de Évora chega agora ao fim, com a eleição da nova reitora da academia alentejana, Ana Maria Costa Freitas, vai estar à frente dos destinos da instituição no quadriénio 2014-2018.
O anunciou foi feito pelo Conselho Geral da academia, que apresentou a professora do departamento de Fitotecnia da Universidade de Évora, Ana Maria Costa Freitas como sucessora de Carlos Braumann, com tomada de posse agendada para o dia 09 do próximo mês.
O ato eleitoral apresentava quatro candidatos à reitoria da Universidade, Ana Maria Costa Freitas, Carlos Marques, Hermínia Vilar e Manuel Collares-Pereira, tendo os membros do Conselho Geral eleito Ana Maria Costa Freitas, relembramos que o anterior reitor, Carlos Braumann não apresentou candidatura.
A nova Reitora da academia alentejana, é docente do departamento de Fitotecnia, desta universidade, desde de 2002, de 59 anos de idade, licenciada em Agronomia pelo Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa, tendo obtido o grau de doutoramento em Biotecnologia Alimentar pela Universidade de Évora em 1988.
Ana Maria Costa Freitas ocupou o cargo de vice-reitora da Universidade de Évora entre 2006 e 2010,com o pelouro Académico, foi ainda membro do Conselho Geral da instituição, de dezembro de 2012 a outubro de 2013. A eleita desempenhou também o cargo de Conselheira no Gabinete de Conselheiros Políticos do Presidente da Comissão Europeia, em Bruxelas, entre 2011 e 2013.
Foto: D.R.