Esta terça-feira, dia 3 de abril, decorreu no Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas, uma sessão do Orçamento Participativo Portugal 2018, visando encontrar ideias e projetos de âmbito nacional e internacional.
A sessão contou com a presença da secretária de Estado da Modernização Administrativa, Graça Fonseca e do presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha.
Desta sessão que contou com a participação de dezenas de pessoas, resultou a apresentação de várias dezenas de propostas, de âmbito nacional ou regional, em áreas como a cultura, agricultura, educação, formação de adultos, ciência.
A secretária de Estado, responsável pelo programa, refere que o mesmo visa “deixar sementes por todo o lado, neste que consideramos o ano zero do projeto, por forma a ligar territórios”, sendo ainda um “desafio proposto à população para encontrar ideias e projetos para o país”. Já foram percorridos “30 territórios e apresentadas mais de 600 propostas”, avança, numa iniciativa que decorre até 24 de abril.
Serão os portugueses a decidir como investir os 5 milhões de euros do programa, sendo que após a apresentação das propostas decorrerá a sua análise técnica e transformação em projetos que serão votados pelos cidadãos, e posteriormente conhecidos os vencedores em setembro.