14.8 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Novembro 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Já não chega ser bons temos que ser melhores”, diz Palma Rita no lançamento da participação do Alentejo no Campeonato das Profissões SkillsPortugal (c/som e fotos)

A cidade do Porto vai acolher entre 25 e 30 de maio, a fase nacional de apuramento do Campeonato das Profissões, SkillsPortugal – Porto 2014.

O certame que conta receber a visita de milhares de jovens de todo o país, na sua maioria estudantes, envolve a participação de cerca de 400 concorrentes e 264 jurados, em 50 profissões, oriundos das 7 regiões de Portugal.

A comitiva representante do Alentejo que participará no evento, composta por 45 jovens concorrentes, foi apresentada esta quarta-feira, 14 de maio, no Centro de Ciência do Café (Delta) em Campo Maior.

O encontro de lançamento da participação no Campeonato das Profissões SkillsPortugal – Porto 2014, promovido pela Delegação Regional do Alentejo do IEFP contou com a presença do Presidente do IEFP, Jorge Gaspar e do Comendador Rui Nabeiro.

A Rádio Campanário marcou presença e falou com o Delegado Regional do IEFP, Palma Rita que começou por dizer que o acréscimo de 50% no SKillPortugal “representa um trabalho que temos vindo a fazer nos últimos anos de dignificação da formação profissional e de valorização junto das pessoas que estão desempregadas ou à procura do primeiro emprego ou enveredam pela via da formação profissional enquanto alternativa à formação escolar”.

Palma Rita acrescenta que os campeonatos servem para mostrar, em concorrência com outros, que têm as habilidades mais desenvolvidas, que têm maiores capacidades, melhores competências e que o mercado de trabalho possa ver neles que são os melhores e terem uma carreira mais promissora”.   

O Delegado Regional refere ainda que o futuro do trabalho vai ser um futuro em que os períodos vão ser mais curtos do que os que temos agora, as pessoas vão passar por mais empregos e mais trabalhos, os trabalhos e os empregos vão ser muito diferentes uns dos outros e as pessoas têm que aproveitar os tempos entre os empregos para requalificarem as suas competências para voltarem ao mercado de trabalho”.

Palma Rita finaliza dizendo “o Alentejo tem dado provas muito interessantes, estamos ao nível dos melhores”, porque “já não chega ser bons temos que ser os melhores”.

{play}http://www.radiocampanario.com/sons/Palma%20Rita%20profissoes15maio2014.MP3{/play}

 

Os jovens participantes pelo Alentejo são profissionais qualificados nas várias profissões em concurso, que frequentaram a sua formação em diversas entidades formadoras da região como Escolas Secundárias, Escolas Profissionais, Centros de Emprego e Formação Profissional do IEFP, Empresas e Academias de Formação.    

Populares