Uma árvore alentejana, o Plátano do Rossio de Portalegre, pode ser eleito “Árvore Europeia do Ano de 2021” e esta eleição conta com o seu voto.
As votações para escolher a “Tree of the year 2021” decorrem desde dia 1 e estão abertas até 28 de fevereiro e são 14 as árvores candidatas a “Árvore Europeia do Ano de 2021” .
A concurso estão agora as vencedoras do concurso nacional de cada país, numa organização da UNAC – União da Floresta Mediterrânica e os vencedores serão anunciados na cerimónia on-line, a 17 de março, durante a conferência “Plantando para o Futuro: 3 mil milhões de árvores na Europa“.
O majestoso Plátano do Rossio de Portalegre foi plantado em 1838. É um dos ex-libris da cidade alentejana e venceu o Concurso Árvore Portuguesa do ano 2021 com 2.401 votos. É o maior plátano da Península Ibérica e, além de muitos segredos, debaixo dele deram-se encontros e conversas que fizeram nascer clubes, associações e bandas filarmónicas da cidade.
A competir com o Plátano alentejano: o Plátano Milenar da Curinga (Itália), a Azinheira Milenar de Lecina (Espanha), o Carvalho Antigo de Drnava (Eslováquia), o Plátano antigo da Federação Russa, a Velha Amoreira da Bulgária, a Antiga Tília da Holanda ou a árvore de chocolate de Medulin (Croácia), entre outras, todas elas com as suas histórias e lendas.
Vote aqui no Plátano do Rossio de Portalegre.