A situação de seca meteorológica diminuiu em janeiro na região Sul de acordo com os dados agora revelados pelo Instituto Português do mar e da Atmosfera.
Segundo os dados agora revelados, a 31 de janeiro verificou-se uma diminuição dos valores de percentagem de água no solo na região litoral Norte e um aumento na região de Vale do Tejo e em quase toda a região Sul.
De acordo com o boletim agora conhecido, no Alentejo e Algarve, verificou-se uma recuperação significativa dos valores de percentagem de água no solo, em geral, superiores a 60 %. Ainda assim, em alguns locais do Baixo Alentejo ainda persistem valores inferiores a 60 %.
De acordo com o índice PDSI3, no final de janeiro, verificou-se uma diminuição da área e da intensidade em seca meteorológica na região Sul. Mantêm-se em seca meteorológica a parte sul do distrito de Setúbal, o distrito de Beja e de Faro, embora com uma intensidade inferior a dezembro. De salientar o sotavento Algarvio que ainda se mantém na classe de seca moderada.
Em termos de distribuição percentual por classes do índice PDSI no território continental, no final de janeiro verificava-se: 0.3 % na classe chuva severa, 8.2 % na classe de chuva moderada, 36.6 % na classe de chuva fraca, 34.6 % na classe normal, 18.2 % na classe de seca fraca e 2.0 % na classe de seca moderada.