Jasper Stuyven venceu a segunda etapa da 31ª Volta ao Alentejo em Bicicleta e é o novo Camisola Amarela da Alentejana, após os 172,1 quilómetros que ligaram Sousel a Portel. O corredor belga da equipa Bontrager Cycling Team integrou uma fuga bem sucedida de onze elementos, que se formou antes da subida para o Prémio de Montanha de Monsaraz, a 75 quilómetros da meta final. Na chegada a Portel, Jasper Stuyven adiantou-se na curva que antecede a reta da meta e roubou a liderança ao português Daniel Silva, agora na 9ª posição, a 1 minuto e 20 segundos do novo líder.
O jovem belga de 20 anos, orientado por Axel Merckx (filho de Eddy Merckx, a maior lenda do ciclismo mundial), agradeceu no final à equipa que “me protegeu do vento e me ajudou a ganhar segundos nas Metas Volantes”, e acrescentou: “o grupo que se formou na fuga era de muita qualidade, conseguimos uma boa vantagem e agora é tentar manter a liderança.”
No dia em que Sousel se estreou na Volta ao Alentejo, saíram para a estrada 140 corredores das 19 equipas em competição e foi logo nos primeiros 30 km se formou um dos grandes grupos que animou a etapa. Ao todo, catorze homens que, no entanto, não conseguiram o entendimento suficiente para chegar isolados à primeira Meta Volante do dia, instalada em Vila Viçosa.
Vidigueira será palco de partida para o terceiro dia de competição da 31ª Volta ao Alentejo, na sexta feira, dia 22 de Março. A tirada mais longa deste ano totalizará 174,6 km iniciados quando o pelotão sair do Terminal Rodoviário. Este será um dia dedicado aos roladores, animado com as Metas Volantes da Vidigueira, de Serpa e Mértola. Após uma primeira passagem na vila banhada pelo Guadiana, as bicicletas terão ainda de percorrer quase 50 quilómetros até cruzarem a linha de chegada, marcada na Avenida dos Bombeiros, em Mértola.
Fonte:PAD