“Portugal através das portas do tempo” é o tema da exposição de pintura que Jeanette Cruz e o seu filho Mario Matteoli estão a apresentar até ao dia 29 de outubro na vila medieval de Monsaraz. Os artistas residem em Eureka, na Califórnia (EUA), e mostram os seus trabalhos na Igreja de Santiago – Galeria de Arte no âmbito do ciclo de exposições Monsaraz Museu Aberto.
Jeanette Cruz estudou Arte na Universidade de Seattle, no Instituto John Howard Sanden, em Nova Iorque, e com o retratista Sunny Woods. A artista tem pintado centenas de retratos, incluindo de personalidades como o chef Jacques Pépin ou a Madre Teresa de Calcutá, pintura que foi escolhida para capa de uma revista.
Jeanette Cruz deslocou-se a Portugal para conhecer os seus primos, que residem próximo de Óbidos, região de onde emigraram os seus avós paternos para os Estados Unidos da América. Durante essa viagem, a retratista foi visitar Monsaraz e recebeu o convite para expor na Igreja de Santiago – Galeria de Arte.
Segundo Jeanette Cruz, a viagem a Portugal foi “como caminhar sobre um século de separação, juntar de novo os meus avós, José e Rosalina Cruz, na sua encantadora e pequena aldeia. É por isso que chamo a esta exposição “Portugal através das portas do tempo””.