A população da freguesia de Pardais (Vila Viçosa) pode contar, desde o passado domingo, com mais duas valências, a Extensão de Saúde do Centro de Saúde de Vila Viçosa e o Salão Cultural e Recreativo da Junta de Freguesia.
A recuperação do antigo salão da Casa do Povo, que se encontrava em más condições e do antigo posto de saúde foi um projeto que levou algum tempo a concretizar, tendo sido possível recuperar um edifício que foi cedido pela direção da antiga Casa do Povo e “que poderá ser registado como propriedade da JFP, decorrido a prazo do protocolado, 20 anos e 10 dias, por “usocapião”, motivo de que enche de orgulho” o Presidente da JFP, António Peixoto como disse à Rádio Campanário:
{play}http://radiocampanario.com/sons/pardais_peixoto(2).mp3{/play}
Esta obra tem um investimento de 15 mil euros por parte da JFP, mas que não conseguiria dar resposta ao restante investimento para a obra de recuperação. Desta forma o protocolo estabelecido com a Câmara Municipal de Vila Viçosa, que assumiu a responsabilidade de fazer a obra, por administração direta. Este protocolo vinha do executivo anterior, no entanto foi reformulado, dado que a CMVV apenas assegurava o projeto e o apoio logístico.
O atual Presidente, Luís Caldeirinha Roma, falou com a Rádio Campanário e considerou necessária a execução da obra, “dado que entendeu que há vetores importantíssimos para as pessoas, e um deles é a saúde, e por isso os pardalenses precisavam deste posto médico”. A obra de reabilitação ronda os 30 mil euros, considerada pelo responsável “um custo que não é um gasto”.
{play}http://radiocampanario.com/sons/roma_pardais_10setembro(1).mp3{/play}
Os Presidentes da Câmara Municipal Junta de Freguesia, mostraram-se ambos satisfeitos por terem defendido a “não extinção” desta freguesia.