12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Joana Espanca Bacelar, filha de Túlio Espanca e Prima de Florbela Espanca, fala sobre a família.

Hoje, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Vila Viçosa, foi apresentada a 9ª edição da revista “A Magazine”, dedicada às grandes personalidades calipolenses. A Rádio Campanário entrevistou Joana Espanca Bacelar, filha do escritor e historiador Túlio Espanca, por ocasião deste lançamento especial que homenageia figuras ilustres calipolenses.

Joana Espanca Bacelar, a mais nova de três filhos de Túlio Espanca, expressou o seu orgulho e foi com emoção que falou sobre o legado do seu pai. “Esta revista dedicada a Vila Viçosa mereceu dois números, o que não é comum, Vila Viçosa tem tanto conteúdo e tanta diversidade de assuntos que mereceu duas revistas,” destacou Joana.

Túlio Espanca, primo e afilhado da famosa poetisa Florbela Espanca, dedicou a sua vida ao estudo e documentação do património artístico do Alentejo, especialmente nos distritos de Évora e Beja. “O meu pai dedicou toda a sua vida ao Alentejo, mais propriamente ao distrito de Évora, onde vivia. Fez inventários artísticos ao menor pormenor e também estudou algumas áreas do distrito de Beja,” explicou Joana.

Falando sobre a relação entre Túlio Espanca e Florbela Espanca, Joana revelou: “O meu pai era primo e afilhado de Florbela, no dia do casamento de Florbela, em 1913, foi também o dia do batizado do meu pai Túlio Espanca, foram sempre muito unidos.” Apesar de ter apenas 17 anos quando Florbela faleceu, o meu pai manteve sempre uma profunda amizade e respeito pela sua prima.

A obra de Florbela Espanca continua a ser uma fonte de inspiração para muitos, “Para mim, a obra de Florbela Espanca significa o que significa para todos os que apreciam poesia, é uma obra imensa e cada vez que leio, descubro sempre mais,” afirmou. Joana considera que Florbela Espanca foi uma mulher muito à frente do seu tempo, cujas obras ainda hoje são admiradas pela sua profundidade e beleza.

Recentemente, a publicação do livro “Caleidoscópio Florbela Espanca”, classificada como a obra mais completa sobre Florbela, reforçou ainda mais o seu legado. “Este livro, juntamente com o ‘Dicionário Florbela-Espanca’, imortaliza a sua obra e é fundamental para académicos e para qualquer pessoa interessada na sua poesia,” disse Joana.

A 9ª edição da revista “A Magazine” celebra não só Túlio Espanca, mas também outras figuras ilustres de Vila Viçosa. A apresentação da revista é uma homenagem à rica história e ao património cultural da região, convidando os leitores a explorar e descobrir mais sobre estas personalidades notáveis.

Populares