Para assinalar o Dia Internacional da Criança, a Câmara Municipal de Alandroal decidiu brindar as crianças e a comunidade em geral, com um mergulho no ciclo da água, apresentado através do espetáculo “Doce Gotinha – Uma Grande Viagem”, narrado por Catarina Furtado, abortando o tema da sustentabilidade ambiental. O Presidente do Município, João Grilo, confessou à Rádio Campanário que “o fundamental é nós conseguirmos manter viva uma chama de criança dentro de nós”.
João Grilo, que também é professor, sublinha o facto de que “as crianças nos transmitem essa força” para conseguir salvar o planeta, pois “acreditam que as coisas podem mudar” e que “pode haver um futuro melhor, que é preciso cuidar do ambiente, que é preciso cuidar do planeta e vivem isso”. Nesse sentido, “nós temos que, através deles, convencer os mais velhos a fazer o mesmo”.
Com três sessões infantis e uma normal (às 21h) marcadas para o Centro Cultural Transfronteiriço do Alandroal, este espetáculo aborda algumas questões em torno da sustentabilidade da Terra e preservação dos recursos naturais, como a água, sendo narrado por Catarina Furtado e José Pedro Gil, com acompanhamento ao piano de Emanuel de Andrade.
Presente hoje no Alandroal, para celebrar este dia com o seu espetáculo, Catarina Furtado falou em exclusivo à RC sobre este projeto que veio apresentar a convite do município do Alandroal, para dizer que “as crianças levam para casa, não só um espetáculo mágico, como a grande mensagem que queremos transmitir que é: temos todos que tomar conta deste nosso planeta” e “preservar o recurso precioso que é a água”.
A apresentadora considera que “estas mensagens muito importantes, que têm a ver com os comportamentos que cada um de nós deve ter desde criança, podem ser incutidas de uma forma muito mais eficaz”, por isso “a arte está ao serviço disso mesmo” e “consegue ter essa capacidade de fazer passar a mensagem de uma forma muito mais natural e prazerosa” enquanto “maior amiga da consciencialização”.
Catarina Furtado afirmou ainda, no final da sua entrevista, que “o Alandroal é lindo”.
Também em declarações à RC o diretor do Agrupamento de Escolas de Alandroal, Tomé Laranjinho, diz que este espetáculo oferecido aos mais novos pela Câmara Municipal no Dia Internacional da Criança é “um espetáculo bem conseguido” que “para além de ser um espetáculo engraçado é educativo”, abordando “algumas mensagens que eles [as crianças] trabalham enquanto currículo ou extracurricular”.
{gallery}alandroal_dia_crianca_junho18{/gallery}