Em entrevista à nossa Rádio, João Grilo, presidente da Câmara Municipal de Alandroal, falou-nos sobre a reunião de ontem com o primeiro-ministro António Costa.
João Grilo declara que a reunião foi bastante positiva, tendo em conta a intenção “do Governo pretender perceber qual é a situação concreta de cada concelho de maior risco”, assim considera que, teve a oportunidade de explicar a situação de Alandroal que é particular. Visto que, não se trata de um surto na comunidade, mas sim de um surto num estaleiro da obra da ferrovia.
O presidente da CM de Alandroal comentou que entre ontem e hoje, todos os trabalhadores dos estaleiros seriam testados.
No fundo, o Alandroal vive “um contexto especial” dado que, estas obras são uma “mais valia para o concelho” designadamente: nas oportunidades de emprego, na economia local com o aluguer de casas, nas ajudas à restauração e lojas de bens alimentares.
Contudo, também aumenta a concentração de pessoas vindas de todo o país, até do estrangeiro, e depois “este risco reflete-se no concelho e na comunidade dado que, é aqui que algumas pessoas estão a trabalhar e depois não têm morada noutro local” menciona João Grilo.
O presidente refere que pediu para que todos em conjunto estejam mais atentos a este tipo de situações, incluindo o Ministério das Infraestruturas, e as Infraestruturas de Portugal uma vez que é responsável por estas obras.
João Grilo espera que se estabeleça um “protocolo de atuação” daqui para a frente, por exemplo, com testagem regular para que se evite situações como esta na vila de Alandroal.