A exposição “Joaquim Bastinhas – De Elvas para o Mundo” foi inaugurada esta quinta-feira, 18 de setembro, na Casa da Cultura em Elvas.
A mostra aborda a trajetória do cavaleiro tauromáquico de Elvas depois de já ter completado 30 anos de alternativa e foi presidida pela Comissão de Honra, constituída por Nuno Mocinha, Adelaide Teixeira, Joviano Martins, Rui Nabeiro, Helena Nabeiro, Ivan Nabeiro, Marcos Tenório, João Manuel Nabeiro, Paulo Caetano, Frederico Cunha, José Luís Cochicho, João Nunes Patinhas, João Carpinteiro, António Nogueira, Joaquim Pataca, Alberto Barradas, Francisco Morgado, José Guerra, António Escarduça, João José Pedro e Hugo Cristiano.
A inauguração da exposição começou com um paso doble entoado pela Banda 14 de Janeiro de Elvas, momento em que foram recebidos os convidados.
À Rádio Campanário Joaquim Bastinhas disse que “Elvas tem sido uma cidade que sempre me acarinhou e eu sempre me dediquei muito à cidade, orgulha-me que estas homenagens sejam feitas em vida para nós vermos o carinho que as pessoas têm por nós e aquilo que nós também fizemos pelas pessoas”.
O homenageado diz ainda, “os touros são a minha paixão, ainda hoje quando me visto de toureiro e me apresento nas praças e ser recebido da forma tão carinhosa como sou recebido, é porque ainda têm vontade de me continuar a ver, estou bem e sinto-me bem fisicamente”.
{play}http://radiocampanario.com/sons/Bastinhas19setembro2014.mp3{/play}
Marcos Bastinhas, filho do homenageado disse à reportagem da Rádio Campanário que “é um motivo de orgulho e satisfação e ao mesmo tempo de motivação para que trabalhemos mais todos os dias para que um dia possamos chegar aos seus calcanhares”.
“É dignificante para o meu pai pela carreira que tem e pelos aficionados que o têm seguido”, refere.
{play}http://radiocampanario.com/sons/marcos%20bastinhas19setembro2014.mp3{/play}
O Comendador Rui Nabeiro diz que, “o que está a acontecer neste dia é um motivo de satisfação para a família do toureiro, para a cidade que o viu nascer, é merecedor, é um homem dedicado à sua terra à sua região é um artista que ainda hoje está no apogeu da sua forma, continua a brilhar e esta homenagem nesta altura do S. Mateus foi bem escolhida”.
{play}http://radiocampanario.com/sons/Rui%20Nabeiro19setembro2014.mp3{/play}
Marco Gomes que integra a Comissão Executiva da homenagem, referiu à Rádio Campanário que “toda a exposição que aqui está só é possível com grandes homens, mas toda esta conceção é feita pela D. Helena Nabeiro, à escala de um grande toureiro que é o Joaquim Bastinhas, ele merece, merece a cidade de Elvas e sobretudo os aficionados que vêm aqui visitar até ao dia 20 de outubro.
{play}http://radiocampanario.com/sons/marco%20gomes19setembro2014.mp3{/play}
O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha diz que “é bom não esquecer que o maestro Joaquim Bastinhas é elvense e sendo de Elvas e tendo escolhido esta cidade para lançar este conjunto de exposições só nos pode orgulhar, eu considero que acaba por ser uma homenagem ao homem dado que a exposição não tem só a sua componente taurina também mostra a faceta do homem, do pai, da família, do empresário, de mecenas, é uma homenagem bonita de que os elvenses se devem orgulhar”.
O autarca diz ainda, “a Casa da Cultura nos últimos tempos não tem tido esta função, voltou hoje, tinha sido uma promessa que eu tinha feito aos elvenses, devolver a Casa da Cultura à cultura e aqui está mais uma promessa cumprida”.
{play}http://radiocampanario.com/sons/Nuno%20Mocinha19setembro2014.mp3{/play}
A exposição itinerante, “Joaquim Bastinhas, para além do toureiro”, poderá ser visitada até 20 de outubro, em Elvas na Casa da Cultura e posteriormente nas localidades de Portalegre e Alter do Chão.