O mestre FIDE Bruno Martins (A.XAT Montemor-o-Novo) foi o grande dominador do Open Centenário do Sport Operário Marinhense, prova do circuito Portugal Chess Tour que levou à Marinha Grande 75 jogadores.
Um dia depois dos mais participados campeonatos nacionais de sempre, o xadrez de alto nível voltou às instalações do SOM, desta vez para o 13.º torneio do circuito nacional, também no ritmo de partidas semi-rápidas.
Bruno Martins está a demonstrar ser o maior especialista de semi-rápidas do circuito, pois esta foi a terceira vitória do jovem mestre FIDE da A.XAT em oito torneios do Portugal Chess Tour jogados neste ritmo.
Na sétima e última ronda do torneio, Bruno Martins venceu o número 1 da prova, o grande mestre espanhol de origem uzbeque Ibragim Khamrakulov (GD Dias Ferreira), fechando a prova com um registo 100% vitorioso, ou seja, com sete vitórias em outras tantas partidas.
O resto do pódio trouxe duas agradáveis surpresas, através de Hugo Ferreira (Ferroviários do Barreiro), segundo classificado, e do jovem David Farias (CX Colégio Português), terceiro. Farias, aliás, imitou Bruno Martins e também derrotou Khamrakulov, logo à segunda jornada.
Classificação final:
1.º Bruno Martins (MF, A.XAT Montemor-o-Novo), 7 pontos
2.º Hugo Ferreira (Ferroviários do Barreiro), 6
3.º David Farias (CX Colégio Português), 5,5
4.º José Guilherme Santos (MF, A.XAT Montemor-o-Novo), 5,5
5.º José Padeiro (MF, O Amanhã da Criança), 5,5
6.º Miguel Morais (ADRC Mata de Benfica), 5
7.º Ivan Povshednyi (Ferroviários do Barreiro), 5
8.º José Prata (Loulé ++), 5
9.º Paulo Ruivo (SO Marinhense), 5
10.º Tiago Pinho (Loulé ++), 5.
Fonte/Foto: A.XAT de Montemor-o-Novo