Jorge Serafim, o conhecido contador de contos e humurista alentejano está a colaborar com a Cáritas de Beja no projeto Humanamente @tivos que aposta “nos afetos e na competência tecnológica dos idosos do concelho de Beja”.
O projeto da Cáritas Diocesana de Beja que envolve as novas tecnologias está no terreno desde maio de 2020 e já chegou a três dezenas de idosos do concelho, com idades entre os 74 e os 89 anos.
Jorge Serafim, contou no Programa Raízes do Alentejo da Rádio Campanário que tem sido uma experiência muito bonita de partilha com os idosos.
Jorge Serafim, em declarações à Rádio camapnário, no Programa Raízes do Alentejo.
O projeto da Cáritas Diocesana de Beja que envolve as novas tecnologias está no terreno desde maio de 2020 e já chegou a três dezenas de idosos do concelho.
Atenuar o isolamento da população idosa e contribuir, não só para a satisfação das suas necessidades básicas, mas também para a melhoria do seu bem-estar são objetivos do projeto, financiado pelo Programa CUIDA da Fundação Calouste Gulbenkian e Instituto da Segurança Social.
A Cáritas Diocesana de Beja atende e acompanha no seu Serviço de Apoio ao Domicílio (SAD) cerca de 70 idosos mais vulneráveis – ou seja, aqueles que, com recursos financeiros limitados, têm dependência física e/ou social ou então que não possuem uma rede de apoio relacional.
A par dos serviços contratualizados, durante muitos anos as instalações da Cáritas Diocesana de Beja foram o ponto de encontro para muitos dos idosos que acompanhamos em SAD, tendo sido este o seu espaço de reencontro, de momentos partilhados e aniversários celebrados.