A Câmara Municipal de Serpa volta a associar-se às comemorações das Jornadas Europeias do Património, este ano sob o tema “Artes, Património e Lazer”.
Trata-se de uma iniciativa proposta pelo Conselho da Europa e pela Comissão Europeia, que em território nacional é coordenada pela Direção-Geral do Património Cultural, desafiando as entidades aderentes a promoverem atividades relacionadas com as ligações das múltiplas facetas do património às artes e ao lazer.
O programa desenvolvido pelo município abrange os três dias de celebrações (27, 28 e 29 de setembro), com uma oferta variada e destinada a vários públicos.
Assim, no primeiro dia terá lugar, a partir das 18.00 horas, na Sala Polivalente do Museu Municipal de Arqueologia, a inauguração de uma mostra de trabalhos infantis dedicados à Lenda da Serpis, efetuados nas sessões de arqueologia promovidas durante as atividades de animação e apoio à família desenvolvidas pelo município.
No sábado, 28 de setembro, às 15.00 horas, será a vez da Casa do Cante receber a exposição “Artes in Tradição – Um nosso património”, centrada nas artes da olaria em Serpa no século XIX e registadas nas páginas da revista A Tradição. Após a inauguração segue-se, a partir das 15.30 horas, uma palestra sobre o mesmo tema.
As Jornadas Europeias do Património encerram com o lançamento de uma nova iniciativa intitulada “Arqueologia nas Freguesias – 7 sítios, 7 histórias”, que, nos anos de 2019 e 2020, irá percorrer várias localidades no concelho de Serpa. O arranque será no dia 29 de setembro, em Vila Verde de Ficalho, entre as 10.00 e as 12.00 horas, com a exibição de um programa televisivo sobre aspetos históricos desta localidade, seguindo-se uma conferência sobre investigação arqueológica e uma visita guiada ao Museu de Ficalho e respetivo núcleo arqueológico.
Esta programação é organizada pela Câmara Municipal de Serpa e conta com o apoio da Casa do Cante, da Junta de Freguesia de Vila Verde de Ficalho e do Atelier Galeria – Margarida de Araújo.