Decorreu, no passado dia 10, nas Sala 124 do Colégio Espírito Santo da Universidade de Évora, o evento “Além Álcool – A saúde no trabalho, um trabalho com saúde.
O Centro de Respostas Integradas do Alentejo Central, em parceria com a Universidade de Évora, no quadro de uma sintonia institucional em torno da problemática do consumo abusivo do álcool na região Alentejo, construiu um programa científico abrangente e transversal no seu alcance.
Neste sentido, foi possível congregar, num dia intenso de trabalho, as dimensões investigativas, produção, comercialização, prevenção e intervenção no setor do álcool.
Os dados apresentados pelo SICAD e Observatório Regional dos Consumos sobre a realidade do consumo abusivo desta substância na região, a todos deixou em alerta. A expressão é de tal modo preocupante que exige o desenho de uma ação concertada de respostas urgentes e integradas.
Para o futuro fica o compromisso do reforço desta articulação e o alargamento do âmbito de intervenção noutros comportamentos aditivos.
Os 60 participantes inscritos provindos das mais variadas instituições e territórios e que ao longo do dia dinamizaram o debate foram, além de consciencializados, convocados para a operacionalização das várias dinâmicas de intervenção na mitigação dos problemas ligados ao álcool na região.
Destaque para a participação ativa dos representantes do universo estudantil e da presença de uma comitiva da região dos açores, que fruto das similaridades dos CAD nestes territórios, quiseram partilhar práticas e conhecimentos.
Para o ano de 2022 estão já agendadas mais ações de aprofundamento sobre esta temática.