“Triste e apreensivo” é desta forma que o autarca de Reguengos de Monsaraz reage à revelação feita pela Sociedade Alentejana de Investimento e Participações (SAIP) de José Roquette, sobre a entrega no Tribunal de Reguengos de Monsaraz do pedido de insolvência.
Em declarações à Rádio Campanário, José Calixto diz ser um dos “grandes apoiantes do projeto e que este “é o único projeto turístico de interesse estratégico nacional”.
{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/Roquete%20Calixto.MP3{/saudioplayer}
Em comunicado a SAIP de José Roquette alega que se viu “forçada a apresentar o pedido de insolvência em resultado da falta de acordo quanto ao modelo de financiamento do projeto, que foi comunicada, de forma definitiva” pelo grupo Caixa Geral de Depósitos (CGD) no final do mês de julho”.
Apoiado pelo Governo de José Sócrates e considerado pelo atual executivo Projeto de Interesse Estratégico Nacional (PIN). O Parque Alqueva previa criar 200 empregos diretos e 300 indiretos.
O projeto do Roncão D’El Rei contemplava aldeamentos turísticos, hotéis, campos de golfe e de férias, unidades de saúde, agricultura biológica e centros equestres, de conferências e de desportos náuticos.
Este é o terceiro projeto falhado em menos de um mês.
Uma fábrica de painéis fotovoltaicos em Abrantes, a exploração mineira em Torre de Moncorvo e agora o complexo turístico em Alqueva.
Portugal perde assim investimentos de 3 000 milhões de euros e 8 mil postos de trabalho.
A crise e a falta de financiamento bancário são as razões apontadas pelos promotores.