O EA LIVE ÉVORA arrancou no mesmo cenário idílico das vinhas da Adega Cartuxa, mantendo o formato habitual, mas desta vez com mais um dia de programação. O festival está a decorrer nos dias 12, 13, 18, 19 e 20 de julho, no primeiro dia com a atuação dos Quatro e Meia, ontem com o grande José Cid
A Rádio Campanário marcou presença no evento e conversou com o artista, um dos ícones da música portuguesa, após a sua atuação. José Cid, que participou pela primeira vez no EA LIVE, mostrou-se encantado com a experiência.
“Estou encantado. Normalmente o meu público está em pé. E mesmo o público sentado participou de uma forma extraordinária no meu concerto. Cantaram do princípio ao fim, perceberam as canções, riram-se de algumas piadas que eu disse. Foi fantástico, foi dos melhores concertos que eu fiz este ano,” afirmou o cantor.
José Cid elogiou a diversidade etária do público presente e destacou a qualidade da sua banda. “Havia públicos de todas as idades, que não vieram em excursão de camionete, vieram mesmo por seu próprio pé, por seu próprio automóvel. Eram pessoas muito civilizadas, que tinham sentido de humor, que se riram, que se divertiram, e que gostam de música. Tenho uma superbanda a tocar comigo, são músicos extraordinários. Esta superbanda é uma forma de me ajudarem a continuar a cantar, porque eu sou levado um bocadinho ao colo. Eu só tenho de cantar, mais nada. E eles tocam. É muito inspirador da parte deles,” acrescentou.
Durante a entrevista, José Cid revelou detalhes sobre os seus novos projetos musicais. “Vou ter dois álbuns de fundo de catálogo este ano, um deles dedicado a Camões, que se chama ‘Camões, as Descobertas e Nós’, onde canta comigo o Jorge Palma, o Carlos do Carmo, Pedro Caldeira Cabral, António Pinto Basto e Rita Guerra. Vou ter também outro álbum, finalmente com orquestra sinfónica. 10 mil anos depois, é um dos 5 melhores álbuns de rock sinfónico no mundo e o único cantado em português,” partilhou.
O cantor também mencionou o seu novo álbum de originais, intitulado “Depois Logo Se Vê”, que inclui a versão de José Cid da “Gotinha d’Água” do Cante Alentejano, que já conta com um milhão de visualizações. “Tenho um dueto com a filha da Gabriela, a maior cantora lírica da Austrália. O meu álbum que vem aí vai surpreender,” garantiu.
José Cid mostrou-se confiante quanto ao futuro da sua carreira musical. “Fisicamente estou bem, vocalmente estou bem, amanhã vou cantar duas horas e meia a abrir, estou bem, aguento. Vou cantar enquanto tiver voz,” afirmou.
O EA LIVE ÉVORA continua a ser um festival de referência, proporcionando momentos únicos e inesquecíveis tanto para os artistas como para o público, celebrando a riqueza da música portuguesa. A atuação de José Cid foi um destaque, reafirmando o carinho e o respeito que o público alentejano tem pelo artista.
Entrevista: João Cinza