O programa “Em Casa d’Amália”, inspirado nas icónicas noites de tertúlia que Amália Rodrigues promovia em sua casa, tem levado o espírito e a música da diva do fado a várias cidades e localidades emblemáticas de Portugal. Apresentado por José Gonçalez, natural de Estremoz e também fadista, este programa semanal, transmitido aos sábados na RTP1, é gravado ao vivo em diferentes pontos do país, aproximando a cultura do fado ao público de uma forma única e envolvente.
Em conversa com a Rádio Campanário, José Gonçalez partilhou o sucesso inesperado que o programa tem alcançado, tanto em termos de popularidade como de audiência. “Vejo o projeto como algo muito bonito, que nem nós sonhávamos. As pessoas estão a gostar, e isso deixa-nos muito felizes e satisfeitos, com a sensação de que estamos a fazer algo que vale a pena”, afirmou.
O apresentador destacou o impacto do programa em Vila Viçosa, onde a transmissão semanal em streaming alcançou quase um milhão e trezentos mil espectadores, um feito extraordinário.. “Estamos a falar de um programa que mostra os artistas como eles são, sem rede, em que as pessoas falam, cantam e se divertem como se estivessem em casa, e o resultado é quase um milhão e meio de audiência. É absolutamente fabuloso”, acrescentou Gonçalez.
Referindo que a autenticidade é um dos grandes trunfos do programa. “A Casa d’Amália é assumidamente um programa sem cortes, sem edição. O que acontece é o que vai para a casa das pessoas. E isso traz uma verdade que, na minha opinião, é o que credibiliza o projeto”, explicou. Esta abordagem tem sido amplamente reconhecida pelo público, que aprecia o ambiente genuíno e despretensioso das gravações ao vivo.
Até ao momento, foram realizados dez programas ao vivo, faltando apenas três para completar a série de 13 episódios planeados para este ano. Entre os próximos destinos estão Alcochete, o festival Caixa Alfama, e Zambujeira do Mar, com a participação de artistas como Carminho. O encerramento desta série de verão será um evento especial, transmitido em direto no dia 6 de outubro, a partir da casa de verão de Amália, no Brejão. “Vai ser o único programa em direto e será uma forma especial de encerrar esta série, num local tão significativo para Amália e para todos nós”, concluiu José Gonçalez.
Este programa, que tem conseguido captar a atenção de uma vasta audiência, continua a demonstrar a relevância e o impacto do legado de Amália Rodrigues, celebrando a sua vida e obra de forma digna e autêntica.