12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

José Guilerme Santos da A.XAT – Montemor-o-Novo conquista primeira norma de mestre internacional em xadrez

Facebook - A.XAT – Montemor-o-Novo

O mestre FIDE português José Guilherme Santos conquistou, no Torneio de Pontevedra (Espanha), a primeira norma de mestre internacional. O jogador da A.XAT Montemor-o-Novo terminou o torneio galego na sexta posição, com 6,5 pontos e uma performance de 2446 pontos Elo, suficiente para conseguir a almejada norma.

Segundo a A.XAT – Associação de Xadrez A Torre, para além da brilhante conquista, José Guilherme arrecadou 21,6 pontos Elo, o que, somados aos 7 que já tinha obtido na Final Four da Taça de Portugal, e no recente Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, o coloca com 2415 em termos de “live rating”.

Para a atingir a primeira norma de mestre internacional, José Guilherme, atual campeão nacional de Sub-20 e de rápidas, ganhou quatro partidas e empatou outras cinco. As vitórias foram conseguidas perante José Pena Torres (Espanha, 1989 pontos Elo), Samuel Vilar Perez (Espanha, 2163), Alessio Valsecchi (GM, Itália, 2498) e Omya Vidyarthi (MIF, Estados Unidos, 1958). Os empates surgiram nos duelos frente a Agustin Fernandez (Espanha, 2057), Vyom Vidyarthi (MI, Estados Unidos, 2469), Juan Plazuelo (MI, Espanha, 2465), Robert Ruck (GM, Hungria, 2531), e Roberto Ledo (MI, Cuba, 2432). Deste conjunto de resultados destaca-se a vitória sobre o grande mestre italiano Alessio Valsecchi.

O 11.º Torneio Internacional de Pontevedra decorreu entre os dias 24 e 30 de julho e o vencedor foi o grande mestre indiano NR Vignesh, que somou 7 pontos. Atrás dele, a meio ponto, ficou um grupo de oito jogadores, entre os quais José Guilherme Santos.

Dos jogadores da A.XAT – Montemor-o-Novo, além de José Guilherme Santos participaram no torneio galego, Bruno Martins (23º com 5 pontos) e Ivan Cabezas Ayala (33º com 4,5 pontos).

Populares