O mestre FIDE José Guilherme Santos (A.XAT Montemor-o-Novo) foi o dominador total da Fase Final do Campeonato Nacional Absoluto, ao sagrar-se campeão com 8 pontos em 9 possíveis e uma fantástica performance de 2657 pontos Elo, após prova que decorreu em Coimbra, no Hotel D. Luís.
Um empate rápido na nona e última jornada, frente ao mestre internacional Sérgio Rocha selou um torneio perfeito de José Guilherme Santos, no qual averbou sete triunfos e apenas dois empates. Além do da derradeira ronda, o outro empate cedido pelo campeão foi frente ao segundo classificado, o mestre FIDE Bruno Martins (também da A.XAT), na sexta ronda.
A qualidade da prova de José Guilherme Santos foi de tal ordem, que à sétima ronda garantiu antecipadamente a obtenção de uma norma de mestre internacional, a juntar à que tinha conquistado há pouco mais de um mês, em Pontevedra (Espanha). Assim, José Guilherme Santos fica a apenas uma norma de assegurar o título definitivo de mestre internacional, o que poderá já acontecer no Mundial de Sub-20, que o também campeão português da categoria jogará a partir do dia 20, na Cidade do México.
Nesta fase final, José Guilherme Santos ganhou 49 pontos para o Elo, o que, a somar aos 8 que tinha arrecadado do Mais Chess Open, lhe permite, em termos de “live rating” ter uma pontuação de 2449, subindo provisoriamente à quarta posição do ranking nacional.
Na segunda posição desta final histórica ficou o mestre FIDE Bruno Martins (A.XAT Montemor-o-Novo), que fechou o torneio com uma vitória, sobre o mestre internacional Paulo Dias (A.XAT) e totalizou 6,5 pontos, o que lhe valeu a obtenção de uma norma de mestre internacional (ver notícia à parte).
A fechar o pódio ficou o mestre internacional André Sousa (Vitória SC), que terminou o torneio com um triunfo sobre o mestre FIDE António Pereira dos Santos. André Sousa, campeão na edição passada do Nacional, somou 6 pontos.
Fonte: Federação Portuguesa de Xadrez