Com 26 anos de idade o calipolense Vítor Hugo Gazimba é o único português a orientar uma equipa da 1ª Divisão na Noruega.
A aventura começou há três meses quando se encontrava em Lisboa a fazer o doutoramento na Faculdade de Motricidade Humana em treino desportivo, quando foi abordado pelos dirigentes do Stromsgodset da Noruega.
Em entrevista à Rádio Campanário Vítor Hugo explica que a oportunidade surgiu na altura em que os responsáveis do clube norueguês procuravam um treinador português, tendo surgido o seu nome. Vítor Hugo diz que “foi tudo muito rápido” depois de terem apreciado os seus treinos.
O alentejano diz ainda que o futebol norueguês é diferente do futebol português “mais rápido” os jogadores “não conseguem conservar a bola por largos períodos, mas já existe uma evolução bastante significativa a esse nível”.
O treinador calipolense está satisfeito com a forma como foi recebido pelos jogadores e massa associativa dizendo “tenho tido um suporte muito grande do clube, tratado de forma excelente”.
À Rádio Campanário Vítor Hugo explica como é o seu dia no Stromsgodset, acrescentando que o que pretende para o seu futuro é “ser treinador profissional”.
{play}http://www.radiocampanario.com/sons/Vitor%20Hugo%20Gazimba19marco2014.MP3{/play}
Vítor Hugo Gazimba, natural de Vila Viçosa tem contrato assinado por três épocas, é atualmente o único português na Noruega a orientar uma equipa de sub 21 que milita na 1ª Divisão norueguesa.
O jovem alentejano especializou-se em futebol, tirou o curso de treinador e já orientou os Escalões de Formação do Juventude de Évora.