Três jovens de Odemira receberam a medalha de prata no maior concurso de ciência em Itália – I Giovani e le Scienze, promovido pela Federazione delle Associazioni Scientifiche e Tecniche (FAST).
Ana Ramos, Bruna Matos e Mariana Gonçalves representaram Portugal nesta competição de ciência com uma investigação sobre o potencial de alguns fungos para a biodegradação de polietileno. O projeto cientifico apresentado pelas jovens, enquanto alunas do Agrupamento de Escolas de Odemira orientadas pela professora Paula Canha, já tinha sido premiado em 2023 no Concurso Nacional para Jovens Cientistas e Investigadores, organizado pela Fundação da Juventude, que compreendia a participação no concurso italiano.
O estudo, refere o Município de Odemira, testa algumas alternativas ecologicamente corretas para solucionar a acumulação de resíduos plásticos nas estufas do concelho de Odemira, como a biodegradação através de fungos, em vez do descarte tradicional.
A edição de 2024 deste concurso italiano para jovens cientistas decorreu em Milão, entre os dias 16 e 18 de março, e recebeu 35 projetos científicos de Portugal, Itália, Bélgica, Brasil, México, Luxemburgo, Espanha, Taiwan, Turquia e Tunísia, com o Alentejo a subir ao pódio para arrecadar o segundo lugar da competição.
Foto: Município de Odemira