O Grupo Coral Infantil da Escola da Porta Nova vai levar o Cante Alentejano a Lisboa, em dois concertos, no âmbito do projeto Geracante.
Os jovens cantadores de Moura vão atuar no dia 7 de junho, na Igreja de São Roque, às 18:00, e, no dia 8 de junho, no Panteão Nacional, às 11:00.
Esta iniciativa, que se realiza pelo segundo ano consecutivo, surgiu através do ensaiador do Grupo, José Mira, e de António Santinha, mourense, diretor da Unidade de Apoio à Autonomização da Santa Casa, e ligado à Orquestra Geração da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. As vozes mourenses uniram-se aos instrumentos dos jovens lisboetas e assim surgiu o Projeto Geracante.
O projeto Geracante resulta então da parceria entre a Orquestra Geração Santa Casa (SCML/Orquestra Geração Sistema Portugal) e o Grupo Coral Infantil da Escola da Porta Nova, que comemora 25 anos de atividade e conta com 55 músicos infantis e juvenis e 30 cantores infantis de Cante Alentejano. A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Moura e do Agrupamento de Escolas de Moura.
O projeto em causa assume ainda mais relevância em 2024, ano em que se comemoram os dez anos de classificação do Cante Alentejano como Património Imaterial da Unesco, evidenciando assim , mais uma vez, a importância desta arte única, verdadeiramente inspiradora e que se reflet como uma das expressões identitárias da região mais importantes. Destaca-se ainda a importância deste projeto pelo facto da sua promoção assegurar a preservação e salvaguarda do cante alentejano através das gerações mais novas.
Foto: Santa Casa da Misericórdia de Lisboa