A edição “Viana do Alentejo chama por jovens para a Natureza Florestal”, continua a primar pela inovação na sensibilização. O trabalho de equipa fomentado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil tem levado os jovens voluntários a trabalharem competências organizacionais, de adaptabilidade, de inovação, de criatividade, pensamento crítico e de espírito de equipa.
Um dos desafios foi criar um mural num ponto central do concelho de Viana do Alentejo, dando continuidade a outros trabalhos de pintura mural já realizados no município.
O propósito deste mural foi reforçar a importância da ação de vigia na Ermida de S. Vicente (posto de vigia de Viana do Alentejo), na interligação com os demais agentes de proteção civil presentes no concelho, a fim de se puderem detetar, alertar e confirmar possíveis focos de incêndio.
A inauguração contou com a presença das várias entidades de proteção civil, do executivo da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, dos representantes da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Alentejo (BVVA), – José Fernando Paitio e o comandante, Miguel Fadista – do professor Manuel Rafael e de alguns dos voluntários que estão atualmente em serviço e em representação de todos os que participam neste projeto do voluntariado.
Em nome de todos os participantes e entidades envolvidas, um especial agradecimento ao Professor Manuel Rafael, por toda a sua colaboração nesta atividade.