11.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Juvenil mais rápido do país nos 100 metros é do concelho de Borba (c/som)

João Geadas, natural de Santiago Rio de Moinhos, no concelho de Borba, compete na Associação de Juvenis de Estremoz – AJES e encontra-se na primeira posição do ranking de Melhores Atletas do Ano 2017, em Juvenis Masculino e na categoria de 100 metros, da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA).

A Rádio Campanário esteve á conversa com o atleta João Geadas, ele que nos contou ter começado a competir á “3 anos”, numa competição de Mega Sprinter, promovida pelo Desporto Escolar.

Através do Desporto Escolar, na prova distrital apurou-se para a competição a nível nacional, feito este que “não estava á espera” e nesse ano “consegui ser campeão nacional”, declarou.

Após a conquista das provas nacionais, “começaram a chover convites”, dos quais optou pela associação estremocense por ser “mais perto” de onde reside.

Representa á 1 ano o AJES, e encara a sua posição no ranking como “uma prova do esforço e de todo o trabalho” que tem desenvolvido na modalidade, declarou João Geadas, acrescentando ainda que “é algo que eu já trabalhava á algum tempo, e finalmente consegui alcançar”.

O atleta alentejano indica Ricardo Ribeiro, atleta de Vendas Novas e que representa o Sporting CP, como “uma das inspirações que eu tenho e que já me ajudou em algumas provas”, confessando que “gostaria” de ser o próximo a progredir na modalidade e diz ainda ser “um dos objetivos para o futuro chegar a uma das equipa nacional”.

“Todos os treinadores vão ver os rankings”, refere o atleta alentejano, acrescentando que “um tempo de 11,06 e ainda por cima com o vento contra, vai chamar logo á atenção”.

João Geadas planeia ingressar na Universidade, na área de Ciências do Desporto, algo que permitirá continuar a treinar e seguir os estudos para continuara a praticar a modalidade, como declara.

Nas próximas provas, o atleta alentejano representará a Seleção do Alentejo e correrá nas provas nacionais, a 3 e 4 de Junho em Braga, onde terá competições de 100 metros e também 4×100 (estafetas), prova em que espera “conseguir o título dos 100 metros” e “o título das estafetas”, acrescentando que, a vencer, confirmará a posição em que se encontra no ranking da FPA.

Em baixo, os 10 melhores atletas na modalidade e os respetivos tempos:

Populares