Numa entrevista recente ao programa Posto Emissor, Kasha, o membro da banda D.A.M.A, falou do lançamento mais recente do grupo, intitulado “Canções Bonitas em Português, Vol. I”, que presta homenagem ao Alentejo e à sua rica tradição musical.
Kasha manifestou o seu apreço especial pela região do Alentejo, afirmando: “Eu já dizia que os alentejanos eram os meus portugueses preferidos, agora tenho uma ligação especial para a vida”. Adiantou ainda na mesma entrevista; que a música tradicional do Alentejo tem o poder de unir as pessoas, independentemente de sua origem regional em Portugal. Segundo ele, a música alentejana é uma conexão ancestral que transcende as divisões geográficas do país.
Quando alguém do Minho, uma região no norte de Portugal, ouve o cante alentejano, sente uma profunda conexão com a identidade portuguesa. Para Kasha, essa união cultural através da música é mais significativa do que as diferenças regionais entre o sul, o norte ou o centro de Portugal. A música alentejana é um símbolo da riqueza da cultura portuguesa e da sua capacidade de unir as pessoas.