A unidade fabril da multinacional Kemet Electronics em Évora está a ponderar proceder ao despedimento coletivo de 154 trabalhadores. A intenção foi transmitida à comissão sindical do Sindicato das Indústrias Eléctricas do Sul e Ilhas (SIESI) no passado dia 26 de Novembro.
A Rádio Campanário falou com Valter Lóios, Coordenador da União dos Sindicatos do Distrito de Évora, o qual explicou que esta primeira reunião foi uma tentativa de comprometer os sindicatos no processo, decisão essa que foi rejeitada. Na opinião do sindicalista, esta foi uma ação que teve por objetivo de colocar maior pressão sob os trabalhadores.
{saudioplayer}http://www.radiocampanario.com/sons/sindicatos_30nov.MP3{/saudioplayer}
Ainda sobre o assunto, esta Estação Emissora falou com o Presidente da Câmara Municipal de Évora, José Ernesto de Oliveira, tendo o mesmo explicado que “não há encerramento da fábrica, não é a deslocalização da mesma, é apenas uma reconversão tecnológica” que está em causa, salientando que a situação resulta também da ausência de medidas do Poder Central. O autarca abordou ainda a situação da Academia Aeronáutica de Évora.
{saudioplayer}http://www.radiocampanario.com/sons/camara_evora_30nov.MP3{/saudioplayer}