A Câmara Municipal de Évora, em parceria com a Associação de Estudantes da Universidade de Évora, da Universidade de Évora, da Associação Banco do Tempo, da Caritas Diocesana, da Unidade de Cuidados Familiares e da Fundação Montepio, continua a desenvolver o projeto “Laços para a Vida – Casa & Companhia”, um iniciativa que beneficia jovens e seniores .
Mais do que um projeto que ajuda a resolver um dos problemas transversais a todo o País , a falta de alojamento para os alunos do ensino superior, este projeto visa acima de tudo ajudar a combater a solidão junto dos mais idosos, tal como nos explicou Alexandre Varela, Vice-presidente da Câmara Municipal de Évora que sublinhou a importância deste projeto “ procuramos esta intergeracionalidade como uma forma de partilha, de experiências, de conhecimentos mas também de apoio.” O Autarca realça a sua importância “pelo facto da nossa população ser cada vez mais idosa e isolada.”
Apesar de muitas vezes ainda existir alguma desconfiança por parte dos mais velhos a estes projetos, Alexandre Varela dá conta que passo a passo vão surgindo novas adesões. Recentemente, mais uma jovem aluna e uma sénior assinaram um contrato de comodato no âmbito deste projeto. Dona Arlete (88 anos) vivia sozinha no coração da cidade e queria continuar a fazer a sua vida habitual e a sair com as amigas, evitando a ida para um lar. Uma sobrinha aconselhou-a inscrever-se neste projeto e após alguma relutância concordou. Deixou que Micaela , estudante na Universidade de Évora, entrasse na sua casa e na sua vida.
As famílias veem com bons olhos esta nova realidade e a Câmara Municipal congratula-se com o facto de “apoiando os idosos que vivem sozinhos e os jovens mais fragilizados em termos socioeconómicos, contribui também para a revitalização do Centro Histórico” como realçou o Vice-Presidente da Autarquia.
Uma nova relação na qual se criaram laços de confiança, de entreajuda, mas sobretudo laços de afeto que ficarão para a vida de duas pessoas que, apesar da diferença de idades, a vida fez questão de juntar. Na verdade, há sempre uma janela de oportunidade de fazer a diferença na vida de alguém quando o Amor é a base do que somos e queremos dar ao próximo.