Já está publicado em Diário da repúblico o anúncio de procedimento referente ao concurso público par Reabilitação de Edifícios das Portas Verdes , em Vila Viçosa.
O concurso lançado pelo Município de Vila Viçosa, inserido na Estratégia Local de Habitação, contempla um valor base de 875.749,34 EUR e um prazo de execução de 730 dias- Anúncio de procedimento n.º 15827/2024.
De acordo com as peças concursais disponibilizadas na plataforma oficial e consultadas pela Rádio Campanário, em causa está a “reabilitação de um conjunto de edifícios de habitação unifamiliar, na zona urbana da Vila, na freguesia de Nossa Senhora da Conceição e São Bartolomeu, nomeadamente nos seguintes locais: Rua da Constituição de Abril de 1975, n. º2, 4, 7, 23 e 31 Rua 5 de Outubro n.º 23, 27 e 43 Rua Augusta n.º 1, 5 e 11 Rua 1º de Maio n.º 69”.
A intervenção consiste em “estabelecer uma expressiva relação interior/exterior, com melhoria da qualidade dos vãos de portas e janelas, melhoria das condições de ensombramento, reabilitação as paredes interiores e exteriores, reabilitação das infraestruturas de redes de águas, esgotos, elétricas e telecomunicações e uma pequena área de ampliação no logradouro sito no piso térreo destinada a construções de instalações sanitárias com mobilidade condicionada”.
“A presente intervenção enquadra-se na estratégia da câmara municipal de Vila Viçosa para efeitos de reabilitação da malha urbana da vila, nomeadamente na adaptação funcional deste tipo de edifícios em equipamentos vitais à vida urbana do munícipe e à revitalização do centro urbano” pode ainda ler-se nos documentos.
A operação será financiada através do programa de apoio público, o 1.º Direito-Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, para promoção de soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições habitacionais indignas e que não têm capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada.