A rede de regiões RegHub: Network of Regional Hubs for EU Policy Implementation, teve o seu lançamento oficial no passado dia 15 de março, em Bucareste.
O Alentejo surge como a única região piloto portuguesa selecionada pelo Comité das Regiões para implementação do programa. A ADRAL (Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo) assegura a presença da região junto do Comité das Regiões, para benefício da aproximação do espaço Europeu de intervenção das políticas locais e regionais, e dos seus protagonistas. A rede RegHub, coordenada pelo Comité das regiões, pretende canalizar a experiência de autoridades locais e regionais com eficácia na sua transposição para políticas europeias.
A fase piloto do projeto decorre de 2019 a 2020, em que apenas 20 regiões selecionadas serão consultadas, com recolha de contributos no contexto da implementação de políticas europeias em 3 ou 4 áreas definidas.
Com a participação no RegHub, a ADRAL pretende desenvolver, aprofundar e intensificar a sua ação como agente da inovação e transformador da região.
A região do Alentejo esteve representada no lançamento da rede, entre outros, pelo Presidente da CCDR Alentejo, Roberto Grilo, pelo Presidente da ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, José Calixto, pelo Diretor Geral desta Agência, João Martins e por um representante do PACT – Parque do Alentejo para a Ciência e Tecnologia, João Assunção. A ADRAL foi reconhecida, a nível europeu, como representante da região do Alentejo (no top 5% europeu) no projeto piloto do Comité das Regiões – RegHub – para implementação de políticas europeias.
{gallery}Bucareste_adral{/gallery}