Jorge Rosa, provedor da Santa Casa da Misericórdia (SCM) de Vila Viçosa, em declarações à Rádio Campanário analisa a resposta oferecida pela instituição nas diferentes valências onde opera no concelho, considerando que nível de infantário e creche consegue dar resposta, enquanto na área dos idosos, “os pedidos são muitos e não conseguimos dar resposta ao envelhecimento da população”.
Segundo o provedor, quando questionado sobre a capacidade da instituição dar resposta às diferentes áreas onde opera no concelho de Vila Viçosa, considera que no infantário a resposta tem sido adequada, declarando que a nível das crianças “o infantário tem vindo a crescer”.
Jorge Rosa adianta que “foi feita uma proposta à Segurança Social para aumentar a capacidade do infantário na área da creche” e confirma a receção do parecer técnico requerido, possibilitando assim “aumentar de 60 para 70 crianças”, elevando assim “a receita desta valência para ver se ela é sustentável”, acrescentou.
Questionado sobre a lista de espera na área dos idosos, Jorge Rosa reconhece que a instituição “tem mais dificuldades”, pois “os pedidos são muitos e não conseguimos dar resposta ao envelhecimento da nossa população”, acrescentou.
Nesta valência da SCM de Vila Viçosa, está projetado um Lar de Idosos para a Freguesia de Bencatel, que a instituição “tem em vista a aquisição de um terreno para construção de um lar”, indicou o provedor.
“Logo que seja possível” a instituição irá avançar com o projeto para o terreno e quando questionado se será em 2018, Jorge Rosa declara que “depende muito dos apoios”, acrescentando que “temos que ter parecer da Câmara Municipal e da Segurança Social”, outro processo que confirmou estar a ser desenvolvido.