12 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Lar Josefina Fernandes:“Agora esta é a nossa casa;é muito bom chegar a esta idade e estar feliz” diz João Catarino(c/som)

Hoje a estrutura Residencial para Idosos Josefina Silveira Fernandes está de parabéns.

Esta resposta social nasceu no concelho de Borba há precisamente 15 anos e já ajudou 36 famílias. Com um balanço claramente positivo tornou-se casa para muitos dos Utentes desta Instituição, muitas vezes a única que têm ou a que podem utilizar.

A força da idade traz fragilidades que a determinada altura não permitem continuar o caminho da vida como até então e estas respostas sociais são muitas vezes a “salvação” dos idosos e até das suas famílias.

Este Lar de Idosos, da Santa Casa da Misericórdia de Borba, tem para os Utentes a funcionalidade de alojamento permanente.

João Catarino, natural da Orada, foi nesta aldeia que viveu toda a sua vida mas a falta de saúde da esposa levaram-no até outras paragens.

Tem 86 anos e a mulher 78 anos. Quis o destino que a mulher ficasse impossibilitada de andar e ele, como responsável do casal, tivesse que recorrer a ajuda.

Largou tudo e por amor à sua companheira de uma vida, veio viver com ela para este lar.

Conta-nos que “por ele ainda não precisava de vir para o Lar mas pela necessidade da mulher, viemos os dois.”

Há 8 meses que esta é a sua casa.

João Catarino adianta-nos que “apesar de para aqui ter vindo para estar com a minha mulher, como uma obrigação , sinto-me bem e tratam-nos muito bem aqui.”

Perguntamos-lhe como passa os seus dias. João Catarino ,que ainda sente no corpo a força necessária para fazer muita coisa, conta que “arranja as flores, ajuda naquilo que posso e ajuda os outros utentes que têm menos condições do que eu.”

É este espírito de união, de partilha e de entreajuda que o faz ter a certeza de que “aqui sentimos em casa e estamos muito contentes.”

De sorriso no rosto diz sem margem para dúvidas “aqui somos todos uma família”.

Esta não é a casa de outros tempos, esta não é a vida de outrora mas João Catarino diz “ estamos muito felizes e o que interessa é chegar a esta idade e podermos dizer que somos felizes.”

Populares