Em entrevista à nossa emissora, João Grilo, Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, fala da realidade que se tem vivido no município nos últimos tempos devido à COVID-19 e quais as medidas que a autarquia está a tomar.
“Sabemos que esta é uma resposta que tem de ser contínua e que tem vários graus de atuação. Havia um conjunto de respostas que tinham de ser criadas no primeiro momento e agora conforme o decorrer da pandemia vamos percebendo as alterações que temos de fazer e as adaptações que é preciso continuar a fazer”.
O autarca refere que as primeiras medidas eram as essenciais e prioritárias, como o apoio às instituições e entidades que estão na linha da frente nesta pandemia. “Nesse sentido, tentámos estar próximos, dar apoio com materiais e equipamentos e temos essa rede montada e adequada às situações”.
Também um dos locais mais noticiados têm sido os lares, devido aos seus utentes pertencerem ao grupo de risco. Nestes o município tem distribuído “equipamentos e já promovemos desinfeções dos locais e estamos a aguardar que se iniciem os testes a todos os profissionais e utentes”.
Relativamente aos testes João Grilo estima que “possam acontecer ainda esta semana num dos espaços do concelho”, mas explica que não é possível garantir que assim o seja pois “pode surgir alguma situação urgente que altere este calendário”.
Quanto ao que a autarquia está a fazer para tentar minimizar a situação de possíveis infeções no concelho, fala da campanha que foi lançada no dia de ontem, 13 de abril, denominada Máscaras para todos- Alandroal. “O que decidimos começar hoje e onde precisamos do envolvimento de toda a população, é criar uma rede que comece a ajudar-nos a produzir máscaras, sendo a Câmara a disponibilizar os materiais e de acordo com modelos e materiais que estão validados pelas entidades públicas, no sentido de começarmos não só cada um a produzir as suas próprias máscaras, mas também para termos uma quantidade que possamos distribuir às entidades e comércios locais. No fundo é colocar todos a ajudar todos”.