A primeira cidade inteligente espanhola terá como nome “Elysium City”, contará com hotéis, vivendas, um centro comercial, uma marina e um estádio. 3500 milhões de euros é o investimento previsto.
Após uma primeira tentativa falhada, agora John Cora, que trabalhou durante 30 anos na Walt Disney Company e foi vice-presidente dos parques temáticos da Disney é o promotor do novo projeto.
Elysium é uma palavra que vem do grego e significa paraíso, espera-se que a construção desta cidade ocupe 1200 hectares.
Este projeto inclui a construção de quatro hotéis com respetivos casinos, sendo totalizados três mil quartos, além de mil vivendas, na primeira fase do projeto. Também englobado no projeto irá existir um parque temático, um centro comercial, um campo de golfe, um estádio desportivo com uma lotação de 40 mil pessoas e aproveitando o reservatório de García, irá ser construída uma marina.
Com este projeto espera-se que se empregue entre 2500 pessoas e 3000 pessoas na fase de construção e a expetativa é que sejam criados 15 mil empregos até ao quinto ano de operação. A empresa espera que a primeira fase de desenvolvimento seja concluída em 2023, destinando 1500 milhões, e a segunda em 2028, com os 2000 milhões restantes.