O advogado Hugo Machado foi colocado em liberdade, dia 16 de Março, segundo deliberação do Tribunal de Instrução Criminal de Sintra, com pena de não poder contactar as pessoas envolvidas no processo e podendo continuar a exercer.
O advogado bejense tinha sido detido pela Unidade Nacional contra o Terrorismo da Polícia Judiciária, dia 6 de Novembro de 2016, sob acusações de tráfico de pessoas e usurpação de funções. As acusações estavam relacionadas com cidadãos romenos, trazidos para Portugal para campanhas de azeitona 2014/2015, no âmbito de exploração no trabalho, sendo acusado de elaborar os contratos entre as empresas e os trabalhadores, sendo contabilista das mesmas.
Este caso vem no seguimento, em 2014, de seis cidadão romenos que terão trazido para Portugal 24 cidadãos da Roménia para trabalhar. As condições concedidas foram desumanas, passando pela falta de condições de habitabilidade e de alimentação, assim como pelo baixo pagamento alegando o desconto do valor da viagem e da estadia.