A comunista Paula Santos, que é atualmente a presidente do Grupo Parlamentar do PCP, foi eleita para integrar a Comissão Política, o órgão mais restrito do Comité Central, anunciou hoje o secretário-geral.
“O Comité Central valoriza as ações do partido e o trabalho para o seu reforço e elegeu Paula Santos, presidente do Grupo Parlamentar do PCP na Assembleia da República, para a sua Comissão Política”, disse Jerónimo de Sousa, em conferência de imprensa na sede do partido, em Lisboa.
A dirigente do partido integra as comissões de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação, Administração Pública, Ordenamento do Território e Poder Local, e está na subcomissão criada para acompanhar a execução dos fundos europeus e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Paula Santos, de 41 anos, foi eleita pelo círculo de Setúbal nas legislativas de 30 de janeiro, distrito por onde era cabeça de lista e por onde é eleita desde 2011.
Nas últimas eleições a CDU (coligação composta pelo PCP e pelo PEV) perdeu o terceiro deputado que tinha conquistado em 2019 neste círculo, José Luís Ferreira, do PEV.
Química tecnológica de profissão, Paula Santos e é a primeira mulher a assumir o cargo de líder parlamentar do PCP, tendo substituído João Oliveira, que falhou a eleição pelo distrito de Évora. Paula Santos também foi vereadora na Câmara Municipal do Seixal entre 2005 e 2009.
C/Lusa