Infraestruturas de Portugal (IP) implementará tecnologia ETCS na ligação ferroviária Évora-Elvas-Fronteira, nas linhas de Évora e Leste, compreendendo tanto linhas novas como existentes.
A IP, atribuiu a responsabilidade de executar este novo projeto como melhoria nos sistemas de segurança e sinalização da sua rede, à empresa Thales e ao seu parceiro SISINT.
O contrato tem um valor global de 40,5 milhões de euros e para além das linhas referentes ao Alentejo inclui a renovação de sistemas existentes em Caíde-Régua da Linha do Douro, estação da Pampilhosa na Linha Norte e toda a Linha da Beira Alta (Pampilhosa-Vilar Formoso), incluindo a Concordância da Mealhada.
O projecto cobrirá um total de 380 km de linhas convencionais e representa a primeira implementação em Portugal, da tecnologia de segurança ferroviária ETCS nível 2, para controlo automático de comboios.
A ligação Évora-Elvas-Fronteira corresponde ao Corredor Internacional Sul pertencente à rede TEN-T, que é um dos principais corredores de ligação dos principais portos de Portugal à Rede Ferroviária Europeia.