O lince-ibérico Mistral, foi encontrado morto, esta quarta-feira (2 de janeiro), próximo de Mértola, apresentando sinais de atropelamento, segundo informações do ICNF (Instituto de Conservação de Natureza e Florestas).
O lince macho foi encontrado na Estrada Nacional 122, a cerca de 10 quilómetros de Mértola, junto à Herdade da Cela, no mesmo local onde o lince Olmo foi encontrado também atropelado, em maio.
O instituto considera tratar-se de um local de travessia recorrente entre áreas de habitat, “apresentando condições que propiciam o atropelamento”.
O lince Mistral nasceu em 2015, no Centro de Reprodução em Cativeiro de Lince Ibérico de Zarza de Granadilla, e tinha sido libertado no concelho de Mértola em maio de 2016, durante o processo da reintrodução da espécie no Vale do Guadiana preconizado no Projeto “Recuperação da Distribuição Histórica do Lince Ibérico (Lynx pardinus) em Espanha e Portugal, tendo se fixado na Herdade da Cela.
Apesar de este ter sido o quarto atropelamento de exemplares de lince-ibérico libertados no Guadiana, desde 2015, é estimada uma taxa de 75% de sobrevivência dos exemplares reintroduzidos do projeto LIFE+ Iberlince em Portugal.
Segundo o ICNF, “o ano de 2018 foi particularmente favorável ao lince em Portugal. Com o nascimento de 29 crias em meio natural e 11 fêmeas reprodutoras estabilizadas, o Vale do Guadiana tornou-se uma das áreas de reintrodução com maior sucesso a nível ibérico”.