Realizou-se no passado domingo, dia 5 de junho, em Vila Viçosa, um Plenário de eleitos e ativistas da CDU, para reconhecimento da lista autárquica de 2017 e apresentação de prestação de contas.
A Rádio Campanário esteve presente no Plenário e falou com Diamantino Dias, da Direção Regional do PCP, que disse que a sessão serviu para autenticar a lista candidata às eleições autárquicas de 1 de outubro, prestação de contas do trabalho realizado e previsto até ao final do mandato, assim como “anunciar um conjunto de iniciativas políticas”.
A lista da CDU à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal de Vila Viçosa, que venceu as autárquicas em 2013, manterá os três primeiros nomes, com Manuel Condenado, Luís Nascimento e Ana Rocha, assim como Vítor Mila para a presidência da Assembleia.
Haverá uma alteração à Junta de Freguesia de “Bencatel, por obrigação da imposição da lei” do limite de mandato, saindo José Augusto Rosado e entrando José António Cardoso, para a presidência da junta. Nas restantes freguesias, mantem-se Inácio Agostinho, à Junta de Freguesia de Pardais, e José Andrade, à Junta de Freguesia de São Romão.
No decorrer do Plenário, Jacinta Serrano, militante do PCP (atual secretária do presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa) contestou o desempenho do número dois da lista, Luís Nascimento, alegando que este teria tido inatividade e mau desempenho de funções executivas como vice-presidente, ao longo do presente mandato.
No final da sessão, Luís Nascimento, pede a palavra para responder à militante que contestou a sua presença na lista autárquica de 2017, esclarecendo que nunca retirou qualquer dividendo da atividade exercida, e que, não compactuando com mentiras, nunca recebeu quaisquer luvas.
Garantiu ainda que sempre exerceu a sua função, e assim continuará, em defesa do município e dos munícipes.
Relativamente à insurgência da militante do seu partido, Jacinta Serrano, o dirigente regional do PCP, Diamantino Dias, afirma que “o que foi dito não foi nenhum ataque, foi uma opinião […] isolada”, não se generalizando ao partido.
Avança ainda que “o plenário respondeu, de forma muito clara e inequívoca, que estava de acordo” com a lista apresentada, em que Luís Nascimento volta a surgir como número dois, para o cargo que exerce desde 2013.
“O meu partido tem todo o respeito pelo trabalho do Dr. Luís Nascimento”, declara o representante do PCP, afirmando que “a avaliação que nós fazemos do coletivo que está na Câmara Municipal de Vila Viçosa” é positiva, cujo trabalho tem sido “democraticamente aplaudido e com muito entusiasmo”, sem críticas a fazer.
{gallery}vv_plenario_cdu{/gallery}