Noticiado pela Rádio Campanário, o Litoral Alentejano estava composto por algumas praias nos concelhos de Odemira, Sines e Santiago do Cacém sem nadadores salvadores, situação que colocava em risco a segurança dos banhistas.
Até á passada terça-feira (4 de Julho) as praias de Santiago do Cacém, Fonte do Cortiço, em Sines, Morgavel e Ilha do Pessegueiro, em Odemira, e as praias de Almograve e Alteirinhos não tinham serviço de socorro a banhistas.
Situação esta que, á data (11 e Julho), está resolvida, tal como refere o comandante Manuel Sá Coutinho, responsável do porto de Sines á comunicação social, indicando que, as praias acima referidas, “já estão vigiadas por nadadores salvadores”.
Estas praias não têm concessionário e são classificadas como zonas balneares, a vigilância tem sido assegurada pelos municípios, que o têm feito através da Associação de Nadadores Salvadores do Litoral Alentejano – Resgate.
Para reforçar a segurança das praias costeiras não vigiadas dos três concelhos, a Capitania do Porto de Sines, através do programa “Seawatch”, mantém duas viaturas todo-o-terreno, do modelo Amarok, preparadas para assistência a banhistas e socorro a náufragos, em circulação diária pela costa, com militares fuzileiros com formação de nadador salvador.