Decorre esta terça-feira (19 de março) a abertura artificial ao mar da Lagoa de Melides (Grândola) e da Lagoa de Santo André (Santiago do Cacém), no Litoral Alentejano
A abertura da Lagoa de Melides terá lugar entre as 14h30 e as 15h30 e a da Lagoa de Santo André, entre as 15h30 e as 16h.
Já é tradição a presença da população junto à lagoa para observar a natureza no momento do rompimento das barras arenosas que a separam do mar.
Recorde-se que este procedimento tem vantagens ambientais bastante relevantes, que passam pela renovação de uma grande massa de água, e a consequente descarga de substâncias acumuladas que, eventualmente poderiam estar a condicionar a qualidade da água, dá-se também a recarga e renovação do espelho de água com novos nutrientes. Do mesmo modo, também se promove a entrada de novos elementos da população piscícola e assim um rejuvenescimento das populações.
A abertura da lagoa ao mar é um processo de grande importância para a estabilidade da lagoa, bem como para as atividades que junto a esta se desenvolvem ou dela dependem.
Poderão ocorrer ligeiras alterações ao planeado, em função dos condicionantes climatéricos e estado do mar, de acordo com informações da Administração da Região Hidrográfica do Alentejo.