11.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Livro “Brincas de Carnaval de Évora – Uma Manifestação do Património Cultural Imaterial” apresentado no Convento dos Remédios

O lançamento do livro “Brincas de Carnaval de Évora – Uma Manifestação do Património Cultural Imaterial” de Rui Arimateia, com fotografias de Augusto Brázio, decorreu no dia 3 de Setembro de 2021, no Convento dos Remédios (Pátio das Romãs), conforme divulgado pelo município.

Este livro é da responsabilidade da Câmara Municipal de Évora, foi editado pela Edições Colibri e conta com o patrocínio da Direção Regional de Cultura do Alentejo.

O projeto é o corolário de um trabalho continuado e persistente durante os anos de existência do Centro de Recursos do Património Cultural Imaterial da Câmara de Évora no sentido de valorizar e preservar a identidade e Cultura do Alentejo, designadamente de Évora. Recorde-se que o Centro foi criado no âmbito do projeto europeu “Oralities” de que o Município de Évora foi líder.

Refira-se que as Brincas de Carnaval são constituídas por grupos de foliões que apresentam um teatro popular repleto de humor e crítica social nas praças da cidade e freguesias (antigamente nas quintas à volta de Évora) por ocasião do Carnaval. Antes disso criam e ensaiam as músicas com diversos instrumentos musicais e decoram os textos em versos – as décimas – denominados Fundamentos. No ano de 2020 estavam em actividade três grupos de Brincas: as do Rancho Folclórico “Flor do Alto Alentejo”, as do Bairro dos Canaviais e as da Escolinha de Brincas da Casa do Povo de Canaviais.

Proferiram intervenções na apresentação deste livro sobre as Brincas o Vereador da Cultura, Eduardo Luciano; o responsável pela Edições Colibri, Fernando Mão de Ferro; em representação da Direção Regional de Cultura do Alentejo, Ana Maria Borges; o Director do Departamento Sociocultural da Câmara de Évora, José Conde – que apresentou o livro e o seu autor; o Fotógrafo, Augusto Brázio; o autor do livro e Técnico Superior no Município de Évora, Rui Arimateia e o Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá.

Fotos: CM Évora 

Populares