No passado domingo, 8 de abril, a obra “Política de Ensino e organização do sistema escolar”, da autoria de Dr. Pinho Neno, foi apresentada nos Salão Nobre dos Paços do Concelho de Vila Viçosa, com a presença da Drª Laura Henriques e o Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa. Esta foi a segunda obra do autor a ser lançada no município e o mote de partida para a escrita foi “a situação desastrosa do ensino em Portugal”, diz o autor.
“Desde há muito tempo que tem vindo a ser degradado o rigor científico e o sentido pedagógico do ensino e da escola, sobretudo”, afirmou o autor, sobre os motivos que o levaram a escrever esta obra. Já o Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Manuel João Condenado, diz que “é com muito gosto” que o município recebe a apresentação deste livro, sobre política de ensino, convicto de que a obra “será um libro com muito interesse para todos os educadores e para o público em geral”.
Por seu lado, Pinho Neno lamenta que no ensino atual, “o que está a acontecer é tentar formatar as pessoas para estarem ao serviço dos empresários, dos exploradores, do capitalismo, do mercantilismo”, acrescentando que “a escola, neste momento, por força do poder do capital selvagem, a escola está a formar robôs acríticos, para produzir e agredir a natureza”.
Tendo sido professor, licenciado em psicologia e direito, com especialização em ensino especial e com mais de duas dezenas de livros publicados, o autor diz que a sua principal preocupação foi a “reflexão sobre o ensino, sobre a formação, que são coisas distintas”. Por outro lado, acredita que “se a escola desenvolver as potencialidades de cada pessoa, é evidente que a pessoa tem capacidade para, em qualquer momento, se adaptar às circunstâncias com que se vai defrontar”.
{gallery}vv_apresentacao_livro_pinhoneno_abril18{/gallery}