O Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Vila Viçosa recebeu, no passado domingo (15 de Novembro), o lançamento do livro “O Pelourinho Português” da autoria de António Amaro Rosa, publicado pela editora Caleidoscópio.
A obra retrata a realidade dos pelourinhos portugueses num período compreendido entre a Idade Média e o 25 de Abril de 1974. Este monumento nacional está presente de Norte a Sul do país ultrapassando os 600 exemplares.
Em entrevista à Rádio Campanário, o autor do livro, António Amaro Rosa afirma que “o alentejo terá várias dezenas de pelourinhos mas o pelourinho de Vila Viçosa é seguramente um dos exemplares mais bonito do país que contrariamente ao que aconteceu em vários concelhos da região alentejana não foi alvo de vandalismo.”
O pelourinho de Vila Viçosa ergue-se no local da antiga Praça Velha, junto ao largo D. Nuno Álvares Pereira, na Avenida dos Duques de Bragança. Trata-se de um exemplar de pelourinho manuelino, construído no seguimento do Foral Novo outorgado por D. Manuel a este concelho alentejano, em 1512.
O vice presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa revela que “é com orgulho que recebemos o autor do livro que dá o destaque ao nosso pelourinho sendo que este monumento nacional pode ser considerado o ex -libris em Portugal pela sua qualidade e beleza.”